Dicas para ter sucesso na carta de apresentação profissional

Setembro de 2019

A carta de apresentação serve para compor a entrega do seu currículo a um selecionador de forma objetiva, ou seja, diretamente para ele. Diferentemente do currículo, que não é direcionado a uma empresa determinada e uma vaga de emprego especifica, sendo realizado de forma engessada, a carta de apresentação busca gerar aproximação entre o recrutador e o candidato.

Quando você for apresentar-se e mostrar seu currículo a um selecionador leve uma carta de apresentação datada, fazendo referência à vaga escolhida e a pessoa de qual empresa está sendo direcionado o material curricular que a acompanha.

Ao contrário do currículo, que jamais deve ser assinado, a carta de apresentação requer esse ar de pessoalidade e, assinada, dará um ar de feita especificamente pensando em como se apresentar para aquele selecionador.

Você jamais terá uma segunda chance para causar uma boa primeira impressão. Portanto, cuidado para ao invés de, tentando ajudar, não acabar atrapalhando a apresentação do currículo com vocabulário impróprio. Formalidade nessa hora é o mínimo esperado.

Como você estará mandando para uma posição determinada e alguém especifico faça um comparativo breve de suas experiências profissionais com o pedido no anúncio da vaga mostrando, resumidamente, o que já fez e que está dentro do buscado na seleção.

Não seja longo, quem vai descrever seu histórico profissional é o seu currículo e não a carta de apresentação. Nela você irá fazer menção ao que fez em até 4 parágrafos e apenas o que está sendo pedido pelo selecionador no anúncio da vaga.

Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/dicas-para-ter-sucesso-na-carta-de-apresentacao-profissional/99043/